A venda de bebidas para quem tem menos de 18 anos é proibida no país, mas a falta de fiscalização das autoridades e dos pais facilita o acesso dos jovens ao álcool e o consumo por menores está cada vez maior.
Na região de Sorocaba (SP), 69 comércios foram autuados pela venda a menores. Em todo o estado, 931 locais foram multados por isso. Além da proibição pela lei federal, uma lei estadual, em vigor desde novembro de 2011, determina multa, que pode chegar a R$ 92 mil, além de ter o comércio interditado por 30 dias ou, até mesmo, a perda da inscrição do cadastro.
A lei estadual ainda obriga que o comerciante solicite ao cliente um comprovante de idade para comprar a bebida. Mas, mesmo assim, os jovens ainda encontram facilidade em conseguir comprar bebidas alcoólicas.
O caso mais recente foi na cidade de São Roque (SP). Um estudante de doze anos foi para a escola embriagado. O aluno levou a bebida em uma garrafa de água e, após o consumo, acabou passando mal, chegando a ficar desacordado. Foi preciso levar o menor para a Santa Casa, com suspeita de coma alcoólico.
Para Antônio Farto Neto, promotor de justiça, essa é a prova de que a fiscalização não é levada a sério. O telefone para denúncias é o 0800- 771-3541.
Fonte: G1