Urbes promete 10 ônibus novos e 22 maiores em Sorocaba

Mais dez novos ônibus começarão a circular em Sorocaba dentro de três meses. O anúncio é da Urbes – Trânsito e Transportes que, além desse aumento da frota, também divulga que outros 22 serão substituídos por ônibus maiores, com capacidade para transportar mais gente. A intenção é aumentar a capacidade de transporte, diminuir o tempo de espera e melhorar o conforto interno para os usuários. Passageiros ouvidos na tarde de ontem no Terminal Santo Antônio consideram pouco, pois reclamam que, além de lotados, os ônibus estão atrasando. Alguns dizem já ter passado uma hora no ponto aguardando. Os dez novos ônibus representam um aumento percentual de 2,5% na atual frota de 384 veículos. Até o fechamento desta edição, a Urbes não havia informado em quanto será reduzido os intervalos entre um ônibus e outro nas 12 linhas em que atenderão, prometendo apenas que elas serão melhoradas.

A informação que os dez novos ônibus serão usados em 12 linhas revela que haverá o uso comum de um mesmo veículo por mais de uma linha, ou seja, não atenderá em tempo integral ou em todos os horários de pico as 12 linhas. O horário de pico do transporte coletivo no período da manhã ocorre das 6h às 8h e no período da tarde das 17h às 19h. As linhas que compartilharão os novos veículos serão a 15 – Jd. São Paulo / Jd. Capitão, 16 – Angélica, 25 – Itavuvu, 40 – Vila Jardini / Jardim América, 57 – Guaíba, 59 – Maria Eugênia, 60 – Ouro Fino, 62 – São Bento, 65 – Campolim, 70 – Nova Sorocaba / Novo Horizonte, 76 – São Guilherme e 301 – Interbairros I.





Juntos, os dez novos ônibus terão a capacidade para atender 800 passageiros por viagem, em mais 140 viagens por dia, numa operação diária de 18 horas. Isso correspondente a aumentar em 112 mil a capacidade de passageiro por viagem ao dia. A Urbes não divulgou qual é o atual número médio diário de passageiros transportados atualmente por viagem em todo o sistema e quantas viagens são feitas por dia pela atual frota de 384 ônibus.
 
Ônibus maiores
 Entre os ônibus em circulação na cidade hoje há o chamado “especial”, com a capacidade de lotação máxima recomendada para 97 passageiros considerando os que viajam sentado e em pé, o “padron” para 81 e o “convencional” para 71 pessoas. A diferença na capacidade de lotação ocorre por conta dos tamanhos dos veículos. Um veículo convencional tem 11 metros, um veículo padron 12,5 metros e um veículo especial 15 metros. A Urbes não informou em quanto elevará a capacidade de transporte com a substituição desses ônibus e também quantos serão os novos padrons e quantos serão os novos especiais. A diferença da capacidade recomendada de passageiros de um convencional para um padron é de dez pessoas a mais e de um convencional para o especial, de 26.

A compradora Pâmela Bengozi, 28 anos, é passageira da linha 76 – São Guilherme, diz que aumentar alguns lugares não resolverá o problema do ônibus muito lotado que enfrenta todos os dias. Ela diz que já chegou a esperar uma hora em um ponto de ônibus na avenida Itavuvu, próximo ao Pronto Atendimento, em um dia de semana. Declara que no terminal parte um ônibus a cerca de cada 20 minutos, o que é muito pouco para o horário de pico, onde a demanda é muito maior e afirma que o ideal seria partir um ônibus a cada dez minutos.

A operadora de telemarketing, Ariane Cristina Simões, 23 anos, aprovou as melhorias e diz esperar que resolva a lotação dos ônibus. O pedreiro Rodrigo Ferreira, 22 anos, diz que alguns novos lugares não resolverá, o que precisa é de mais ônibus e partindo a cada cinco minutos do terminal, para evitar a lotação e a espera. A técnica de laboratório Jussara Passos, 50 anos, diz que costuma aguardar de 20 a 25 minutos pela chegada do ônibus e o ideal seria que demorasse no máximo dez minutos. Para ela, ônibus com um pouco mais de lugares não resolverão; é preciso aumentar a frota significativamente.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul





Deixe seu comentário