Foi apresentado oficialmente pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em audiências públicas realizadas em 12 de julho, o projeto de implantação do Trem Regional São Paulo-Sorocaba.
As audiências, realizadas na Capital e em Sorocaba, antecedem a abertura de licitação para as obras e envolveram principalmente os aspectos técnicos do novo ramal, visando os interessados em participar da concorrência. O edital será lançado, segundo a empresa, em outubro deste ano e, após a conclusão do processo, as obras devem durar 30 meses.
No trajeto entre as duas cidades, a nova linha ferroviária, com 87,65 quilômetros de extensão em via dupla, deverá cortar grande parte da região Oeste. O traçado, divulgado no site da companhia, prevê trilhos passando por Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi.
A previsão é de esse trecho seja percorrido em cerca de 50 minutos, a uma velocidade média de 160 km/h. Estão previstas ainda saídas a cada 15 minutos, com um total de 54 viagens diárias.
Embora seja cortada pela ferrovia, a região não vai contar com estações de embarque e desembarque, conforme já tinha sido confirmado pelo governador Geraldo Alckmin. Serão 4 paradas: Água Branca (São Paulo), São Roque, Brigadeiro Tobias (Sorocaba) e Sorocaba.
Com isso, os moradores de Osasco e cidades vizinhas que quiserem utilizar o trem regional precisarão se deslocar até a Barra Funda pela linha 8 e depois fazer a transferência para a linha 7, onde está a estação da Água Branca. O número reduzido de estações se justifica pela velocidade do trem e o tempo previsto para as viagens.
Ainda segundo a CPTM, a tarifa deverá ser inferior ao custo de uma viagem de carro de Sorocaba a São Paulo e competitiva com o valor da passagem de ônibus.
Fonte: Webdiário