A secretaria da Saúde de Sorocaba informou nesta segunda-feira que foi registrado o segundo óbito por dengue na cidade. A paciente era do sexo feminino, tinha 59 anos, era hipertensa, e morreu no sábado, no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, que é referência no estado para doenças infectocontagiosas.
A paciente procurou atendimento médico no dia 18 de maio, segundo dia do início dos sintomas. Na ocasião, foi feita a suspeita de dengue e colhido o exame, cujo resultado positivo foi confirmado no dia 20. Após o início do tratamento a paciente começou a apresentar sintomas hemorrágicos, com evolução negativa da doença. Ela foi internada na Santa Casa de Sorocaba, no dia 24. A paciente foi transferida para o Hospital Emílio Ribas, no dia 27 de maio. O óbito ocorreu no dia 28, com quadro de febre hemorrágica de dengue.
A confirmação do segundo óbito por dengue em Sorocaba reforça a importância de se combater o mosquito transmissor da doença, eliminando todos os objetos que possam acumular água da chuva e, assim, tornarem-se criadouros do Aedes aegypti.
De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira pela Área da Vigilância em Saúde da secretaria de Saúde, já são 1.599 casos de dengue confirmados em Sorocaba em 2011. Deste total, 1.544 são autóctones e, 53, importados. Desde o início do ano até o dia 27 de maio foram notificados 7.848 casos suspeitos, sendo que 6.249 foram descartados. O primeiro óbito pela doença em Sorocaba foi registrado no dia 24 de abril, a vítima foi uma jovem de 17 anos.
Fonte: TV TEM