A Prefeitura da cidade de Sorocaba realizou no domingo (22), das 8h às 13h, o lançamento e da primeira edição do Programa “Via Viva”. Segundo a organização do evento, aproximadamente sete mil pessoas cruzaram a Avenida Itavuvu para conhecer e aproveitar as ações de todas as Secretarias Municipais que promoveram o esporte, a saúde, o lazer, a cultura e a educação para a comunidade.
O secretário de Esporte aprovou o resultado da primeira edição. “Vieram muitas famílias, com crianças, jovens e idosos. Isto contempla todo o nosso trabalho de abrir essa via para a comunidade. Queremos que a população curta sua cidade todos os domingos”, relatou.
Já os secretários de Desenvolvimento Econômico e Negócios Jurídicos destacaram também que este evento é uma maneira da população conhecer e saber das ações e atividades realizadas pela Prefeitura para a comunidade. “Além de todo o benefício da saúde, do lazer e da cultura para a sociedade, o Via Viva também é uma forma de podermos mostrar o que está sendo feito por cada secretaria para o desenvolvimento da cidade”, comentou o titular da Sede, ao se referir sobre a exposição que sua secretaria fez sobre o Parque Tecnológico de Sorocaba.
Com 2,2 km de extensão das duas pistas da Itavuvu abertas exclusivamente aos pedestres, a população pôde caminhar, andar de bicicleta e skate, brincar, jogar e, ainda, curtir apresentações culturais, com música e teatro, sem preocupação alguma. O Via Viva ainda teve algumas ruas interditadas próximas à avenida para o atendimento dos ônibus do Homem e da Mulher e para a realização de aulas de boxe e capoeira, jogos de tabuleiro, basquete, tênis de mesa, pebolim, pintura facial, carrinho do Vai e Vem, espaço lúdico infantil, entre tantos outros que conquistaram a aprovação da população.
O casal Nilton César Júnior (metalúrgico) e Ângela Tavares Martins (professora) são de Piedade e aproveitou para participar do evento. Cada um levou para casa uma muda de árvore, distribuída gratuitamente na tenda da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). “Viemos a passeio e vimos a festa. Gostamos muito deste domingo, foi cheio de atrações e diferente. Tem muita família com crianças andando de bicicleta ou patins. A Prefeitura está de parabéns!”, disse Nilton.
Os comerciantes que expuseram seus trabalhos de artesanato nas barracas autorizadas também aprovaram o Via Viva. “Ganhamos mais uma oportunidade de expor nosso trabalho em um lugar cheio de gente e esperamos gerar uma renda maior”, comentou Ivone Outeiro Luís.
A Avenida Itavuvu ficou aberta ao público a partir do cruzamento da Rua Major Gambeta, na Vila Angélica, onde fica a UPH-Zona Norte, até o final da Rua Atanázio Soares, na região do Jardim Maria Antônia Prado e Jardim Maria Eugênia. “O motorista que passou de carro nas proximidades da avenida ou teve de fazer desvios para poder atingir algum trecho da Itavuvu, peço que venha no próximo domingo com sua família e amigos para conheça o programa que valoriza o cidadão”, observou o presidente da Urbes – Trânsito e Transporte.
O Via Viva é uma continuidade das ações planejadas no Pedala Sorocaba, programa criado em 2007 pela Prefeitura de Sorocaba para estimular o uso da bicicleta como meio alternativo de transporte e lazer. Mais de 70 km de ciclovias já foram construídos, mas o objetivo é chegar aos 100 km até 2012, integrando toda a cidade.
Para a realização deste novo programa em Sorocaba, a Prefeitura buscou referências de ações bem sucedidas em outros países, como a “Via RecreActiva”, de Guadalajara, e “Muévete en Bici”, da Cidade do México (México), as “Ciclovias” em Bogotá (Colômbia), os “Ciclopaseos” em Quito (Equador), dentre outras.
Via Viva todos os domingos
Todos os domingos, sempre no horário das 8h às 13h, o Via Viva será realizado na Avenida Itavuvu, transformando-a exclusivamente para uso do pedestre e prometendo – a cada edição – realizar várias atividades que vão agitar o sorocabano.
A estrutura do Via Viva prosseguirá com nove banheiros, em três pontos da Itavuvu, acompanhado de três tinas de água fornecidas pelo Saae.
Para a segurança do evento, a Urbes continuará com o monitoramento do fechamento e abertura da avenida e das vias ao redor. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar, como neste primeiro domingo, disponibilizarão equipes, unidades móveis de comando e postos para a cobertura do evento e segurança das pessoas que comparecerem à festa.
Informações e outros detalhes do Programa Via Viva podem ser conferidos no portal viaviva.com.br.
Fonte: Prefeitura de Sorocaba