A Secretaria da Saúde da cidade de Sorocaba (SES), por meio da Área da Vigilância em Saúde, divulgou nesta segunda-feira (14) os números atualizados da dengue na cidade. Entre os dias 5 e 11 de março, foram registrados 40 novos casos da doença. Assim, sobe para 188 o número de habitantes que contraíram dengue em 2011, sendo que 171 pessoas foram contaminadas na própria cidade (casos autóctones) e 17 contraíram a doença em outros municípios (casos importados).
A diretora de Área da Vigilância em Saúde lembra que, por conta do feriado prolongado de Carnaval na semana passada, ainda existiam 101 exames aguardando resultado na sexta-feira (11). “Logo, os números da última semana podem se alterar”, comenta.
Todos os casos registrados em Sorocaba este ano tiveram operações de bloqueio realizadas na região onde o paciente reside. As ações foram desenvolvidas para reduzir o risco de novos casos, com a remoção de criadouros do mosquito, orientação aos moradores, busca de outras pessoas com sintomas e, em algumas localidades, foi realizada a nebulização (aplicação de inseticida).
Porém, para evitar o avanço da dengue na cidade, toda população deve colaborar e adotar os hábitos preventivos. Todos os objetos que acumulam água devem ser eliminados, pois a única maneira eficaz de evitar a doença é o combate ao mosquito transmissor.
A SES recomenda que as pessoas vistoriem a residência uma vez por semana. “É preciso confirmar se não há nenhuma calha entupida, se não existem objetos espalhados pelo quintal e vasos de plantas que acumulem água da chuva. Caixas d´água devem estar bem vedadas e os vasos sanitários com pouco uso precisam ficar tampados”, orienta.
Passeata contra a dengue
Alunos da 4ª série da EM “Prof. Irineu Leister”, no Jardim Ipiranga, na Zona Oeste de Sorocaba, participam nesta quinta-feira (17), a partir das 9h30, de uma passeata educativa contra a dengue. A atividade, que integra as ações do programa Escola Saudável, mantido em parceria pelas secretarias municipais da Educação (Sedu) e da Saúde (SES), visa chamar a atenção dos moradores do bairro sobre a importância de se manter as ações preventivas contra o mosquito transmissor.
De acordo com a coordenadora do Escola Saudável, os alunos que participarão da passeata foram capacitados pelos agentes do programa. “Além desta passeata, com distribuição de material informativo aos moradores do bairro, as crianças da 4ª série visitarão várias salas de aula da escola para dar orientações sobre o combate e prevenção à dengue aos demais colegas de outras séries. As crianças também transmitem o que aprenderam aos pais, amigos e familiares, tornando-se agentes multiplicadores”, comenta.
O programa Escola Saudável realiza um trabalho permanente sobre prevenção e combate à dengue para alunos das escolas municipais e estaduais de Sorocaba. Teatro, exibição de vídeos educativos, elaboração de cartazes e material informativo fazem parte das atividades.
Fonte: Prefeitura de Sorocaba