A artista plástica Tomie Ohtake, 98 anos, traz sua exposição itinerante “Tomie Gráfica” para Sorocaba, a partir desta quarta-feira (30), às 18h. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no período de 30 de maio a 29 de junho. O MACS está instalado no Chalé Francês, que fica na Avenida Afonso Vergueiro, s/nº – Centro. A mostra é realizada pelo Instituto Tomie Ohtake e pelo SISEM (Sistema Estadual de Museus) da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) e a Prefeitura de Sorocaba.
O evento reúne 50 trabalhos selecionados pelo curador Agnaldo Farias. Entre as peças, há gravuras em metal, serigrafia e litografia, que trazem um recorte dos 40 anos de trabalho de Tomie com essa forma de expressão artística. O acervo reúne trabalhos de diferentes fases da artista, que revelam surpreendente variação de formatos.
Itinerante, a exposição já passou por capitais, como Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), e por cidades do interior (Campinas, Ribeirão Preto e Registro) e litoral (Praia Grande) de São Paulo.
Para informações o telefone é (15) 3233-1692.
A artista
Nascida em Kyoto, em novembro de 1913, fez seus estudos no Japão e, em 1936, veio ao Brasil, em visita a um irmão que morava no País. Impedida de voltar devido ao início da Guerra do Pacífico, acabou ficando, casou-se, teve dois filhos e depois de cumprir os deveres de mãe, começou a pintar, com quase 40 anos, por incentivo do artista japonês Keiya Sugano.
A partir dos 50 anos, sua carreira atingiu plena efervescência, com mostras individuais e prêmios na maioria dos salões regionais. Faz parte de cinco edições da Bienal Internacional de São Paulo, uma das quais recebeu o Prêmio Itamaraty. Ao todo, são 28 prêmios, cerca de 60 individuais e mais de 100 coletivas, no Brasil e no exterior, além de ter concretizado 30 obras públicas em importantes cidades brasileiras. Foram publicados três livros, 17 catálogos, 9 filmes/vídeos sobre o seu trabalho. Aos 98 anos, continua realizando pinturas, gravuras, esculturas e obras públicas.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul