Sorocaba: obras dos novos prédios da Oficina do Saber estão na reta final

As obras de construção dos quatro novos prédios destinados às atividades do programa Escola em Tempo Integral – Oficina do Saber estão na reta final. Os novos prédios estão sendo construídos pela Prefeitura da cidade de Sorocaba ao lado ou próximos das Escolas Municipais “Luis de Almeida Marins”, “Lea Edy Alonso”, “Hélio Rosa Baldy” e “Maria de Lourdes M. Martinez”.

Dois dos prédios terão área construída de 1.021 metros quadrados e os demais 1.682 metros quadrados, beneficiando os estudantes e também os moradores do Júlio de Mesquita, Jardim São Guilherme, Jardim Montreal e Marcelo Augusto, respectivamente. Com essas, chegarão a oito os prédios próprios para a realização das atividades da Escola em Tempo Integral – Oficina do Saber em Sorocaba.

Desenvolvido pela Secretaria da Educação, o programa proporciona, em horário diferenciado ao das aulas, diversas oficinas de atividades educacionais e culturais, noções de informática, arte, aprendizado de língua estrangeira, dança, teatro, esporte, música, coral, orquestra de cordas e oficinas ao ar livre, além de judô, esportes educacionais, caratê, xadrez, artes plásticas, robótica, arte circense e educação ambiental.





Atualmente, o programa conta com quatro prédios em funcionamento (Laranjeiras, Mineirão, Ana Paula Eleutério e Nova Esperança/Vila Barão). Na Escola em Tempo Integral, o espaço de aprendizagem não se dá apenas na escola, de maneira formal, mas em todos os lugares que o bairro oferece. São atividades que seguem o conceito do programa Cidade Educadora.

As crianças são divididas em grupos e, sob a orientação de monitores e de um educador comunitário, desenvolvem atividades também nos locais disponíveis nas proximidades das escolas participantes, como uma praça, um parque, uma quadra de esportes, a casa paroquial de uma igreja, entre outros. Hoje são 6.000 crianças atendidas pelo programa, distribuídas por 29 escolas municipais.

Em quatro delas o projeto conta com prédio próprio para a realização das atividades, que também acontecem nos espaços públicos que a comunidade conta. De acordo com o prefeito, a proposta é ampliar o projeto para atender 10.000 alunos até o final de 2012, pois são estudantes do 2º ano à 4ª série do Ensino Fundamental, cujo desempenho escolar, conforme pesquisa realizada pela Unicef-Fundação Itaú Social publicada no início do ano, apresenta melhora substancial em relação aqueles que estudam em tempo parcial.

Fonte: Prefeitura de Sorocaba





Deixe seu comentário