Sorocaba Jazz Festival invade a cidade durante uma semana

Um mar de sons invade a cidade na primeira edição do Sorocaba Jazz Festival, que começa neste sábado (6) e vai até 14 de julho. O público poderá acompanhar assim, durante uma semana, um vasto e rico painel do melhor do jazz produzido no Brasil, em suas diversas vertentes e formações instrumentais, com grandes músicos. O evento é uma realização da MdA International, com curadoria e direção artística do músico e produtor Marco de Almeida. Serão 63 instrumentistas convidados, promovendo a multiplicidade de estilos do jazz – bebop, cool jazz, dixieland, jazz brasileiro e jazz contemporâneo -, como adianta Marco de Almeida.

A agenda do Sorocaba Jazz Festival’2013 compreende 16 shows, todos no Teatro Municipal, no Parque da Boa Vista, mas irá também promover a troca de informações e de conhecimentos em seis workshops ministrados pelos músicos André Marques (piano instrumental), Babi Mendes (canto jazz), Carlos Badia (violão), Kiko Continentino (piano jazz), Paulo Russo (baixo) e Gilson Peranzetta (piano). E, durante os nove dias de maratona jazzística, o público terá oportunidade de ouvir encontros inéditos, como o duo de piano entre Gilson Peranzzetta e Nélson Ayres, formado especialmente para este Festival; uma jam session também formada especialmente para este Festival, com Hélio Alves (piano), Nailor Proveta (sopros) e Paulo Paulelli (contrabaixo).

O Festival terá ainda o piano pulsante de André Mehmari, num repertório especialmente proposto para ele, e o carioca Jaques Morelenbaum, um dos responsáveis por colocar o violoncelo na partitura da música popular, participando da mostra com o Cello Samba Trio. Do Uruguai, o pianista, guitarrista, compositor e arranjador José Reinoso se apresenta ao lado do seu trio, destacando o jazz produzido na América Latina.

TRIBUTO A PAUL DESMOND

Christianne Neves Quarteto presta, por outro lado, um tributo a Paul Desmond (1924-1977), grande saxofonista alto e compositor norte-americano que ficou famoso por suas performances no quarteto do pianista e compositor Dave Brubeck, entre 1959 e 1967, nestes dias.

Outra homenagem vem de Gilson Peranzzetta. Desta vez a Oscar Peterson, sem dúvida um dos mais importantes pianistas de jazz. Seu estilo personalíssimo, ora lírico, ora vigoroso, aliava a técnica perfeita à emoção. Peterson não compunha, mas suas interpretações transformaram as composições de seus contemporâneos em verdadeiras obras-primas. A diva internacional do jazz, Rosa Passos, que se distingue por uma consagrada carreira nos Estados Unidos e Europa e uma extensa contribuição à cultura brasileira, lança o álbum “Samba Dobrado”, com canções de Djavan.





Serão, enfim, 16 apresentações com 63 grandes músicos apresentando o jazz feito no Brasil, usando e abusando, improvisando e unindo a concepção internacional desta linguagem musical às influências naturais da cultura brasileira e sul-americana.

Agenda de shows do Sorocaba Jazz Festival’2013

* Dia 6 (sábado) – 21 horas – Big Band Jazz Sinfônica. Entrada gratuita.

* Dia 7 (domingo) – 18 horas – André Mehmari, piano jazz solo. E 20 horas – David Feldman Trio. Entrada gratuita

* Dia 8 (segunda-feira) – 19 horas – Carlos Badia Experimentais. E 20 horas – Babi Mendes/`Short Stories’. Entrada gratuita.

* Dia 9 (terça-feira) – 17 horas – Christianne Neves Quarteto/”Tributo a Paul Desmond”. E 20 horas – Duo Kiko Continentino (piano) e Paulo Russo (baixo). Entrada gratuita.

* Dia 10 (quarta-feira) – 19 horas – André Marques, piano jazz solo. E 21 horas – Grupo Manilha. Entrada gratuita.

* Dia 11 (quinta-feira) – 21 horas – Gilson Peranzzetta Trio/”Tributo a Oscar Peterson”. Ingressos à venda

* Dia 12 (sexta-feira) – 19 horas – Piano Duo, com Gilson Peranzzetta e Nélson Ayres. E 21 horas – Delicatessen Jazz. Ingressos à venda.

* Dia 13 (sábado) – 19 horas – Trio Hélio Alves, Nailor Proveta e Paulo Paulelli. E 21 horas – Jaques Morelenbaum/Cello Samba Trio. Ingressos à venda.

* Dia 14 (domingo) – 18 horas – Trio José Reinoso (Uruguai). E 20 horas – Rosa Passos. Ingressos à venda.

COMO ADQUIRIR INGRESSOS

Para as apresentações gratuitas (shows dos dias 6, 7, 8, 9 e 10 de julho) retirar os ingressos na bilheteria do Teatro Municipal, limitado a dois por pessoa, uma hora antes de cada apresentação; caso o público queira assistir as duas apresentações do dia, retirar os ingressos uma hora antes da primeira apresentação.

Para os shows dos dias 11, 12, 13 e 14, os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Podem ser adquiridos na Livros e Cia. (Esplanada Shopping).

Fonte: Diário de Sorocaba