Sorocaba ganha Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Parcerias (Separ), inaugurou na manhã desta quinta-feira (16), no bairro do Éden, a primeira unidade do Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos. O núcleo, que faz parte do Programa Municipal de Coleta Seletiva, visa dar uma destinação a este tipo de resíduo, ajudando a preservar o meio ambiente. A partir de agora, todo material eletroeletrônico recolhido em Sorocaba será encaminhado à reciclagem, gerando mais oportunidades às cooperativas.

“Sorocaba mais uma vez está saindo na frente com a implantação deste núcleo. A cidade passa a dar um destino correto para o lixo eletrônico, o que é muito bom para o meio ambiente e, o que é melhor: este trabalho vai gerar emprego para muita gente. Esperamos que o Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos sirva de modelo para todo o Brasil”, declarou o prefeito de Sorocaba durante a cerimônia de inauguração oficial do espaço.

Para o secretário de Parcerias,  a implantação do Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos é um avanço muito grande. “A comunidade pode e deve utilizar este novo espaço. A destinação correta do lixo eletrônico ajuda o meio ambiente, além de gerar renda às cooperativas. O sucesso deste programa depende de todos nós”, diz. Laino lembra ainda que, com este núcleo, Sorocaba cumpre a legislação municipal vigente, que dispõe sobre a destinação correta do lixo tecnológico (material eletroeletrônico).

40 toneladas por mês





O barracão onde funciona o Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos de Sorocaba tem cerca de 300 m2 de área construída. Nesta primeira etapa, cooperados da cooperativa Reviver farão a reciclagem deste tipo de material. De acordo com o secretário de Parcerias, eles foram capacitados por empresas privadas, parceiras da Prefeitura, para a realização deste trabalho.

“Esta nova etapa da coleta seletiva vai gerar empregos em Sorocaba e, além disso, temos certeza que vai conscientizar a população sobre a importância de vivermos em uma cidade ecologicamente correta”, diz o presidente da Reviver, Sílvio Luz Júnior.

Em 2009 foram recolhidos cerca de 70 toneladas de material eletroeletrônico na cidade. A meta inicial do Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos de Sorocaba é arrecadar, por mês, 30 toneladas de material eletroeletrônico e 900 kg de pilhas e baterias.

As Casas do Cidadão e os terminais de ônibus da cidade são postos de coleta de pilhas e baterias. Quem tiver um computador velho, um ventilador sem uso ou ainda uma televisão sem funcionar, pode levar estes aparelhos até o Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos, que fica na Rua Eugênio Leite da Cruz, 411, Éden.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3325.5961. O cidadão também pode separar o lixo eletrônico e conferir, por este mesmo telefone, se o caminhão da coleta seletiva passará pelo seu bairro.

Fonte: Prefeitura de Sorocaba





Deixe seu comentário