A cidade de Sorocaba (SP) conquistou pela terceira vez consecutiva o selo do Programa “Município Verde Azul”. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (2) pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado do Meio Ambiente (SMA), Bruno Covas, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
Na classificação geral, Sorocaba ficou na terceira posição, com 95,62 pontos. Em primeiro está o município de Santa Fé do Sul, com aproximadamente 28 mil habitantes, que obteve 96,98 pontos e, em segundo, Viradouro (18 mil habitantes), que recebeu 95,84 pontos.
Neste ano, das 485 prefeituras avaliadas, 158 conquistaram o selo ambiental. Também como em 2010, a SMA deu o “Prêmio Franco Montoro” para os 19 municípios melhores colocados em suas Bacias Hidrográficas e aos interlocutores municipais mais ativos no Programa e as Parcerias Verdes, empresas ou pessoas físicas, que contribuem com os municípios na tarefa de proteger o meio ambiente. Sorocaba recebeu novamente este prêmio por ser a cidade melhor classificada no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê, com 95,62 pontos.
O certificado “Município Verde Azul” garante à administração prioridade na captação de recursos junto ao Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop). Os municípios avaliados receberam uma nota ambiental que avalia o seu desempenho em dez diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, uso da água, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
Fonte: G1