A Secretaria Municipal da Saúde da cidade de Sorocaba (SP) divulgou nesta segunda-feira (4) que foram confirmados 50 casos de dengue no município em 2013. O número já é o dobro do total registrado em todo o ano passado na cidade, com 25 casos da doença.
De acordo com o novo boletim epidemiológico, que analisa a situação da dengue em Sorocaba, foram notificados 556 casos suspeitos na cidade até o dia 1º de fevereiro. Dos 50 casos confirmados, 32 são autóctones (contraídos na própria cidade) e 18 são importados (cujos pacientes retornaram doentes de outras localidades).
Segundo a diretora da Área de Vigilância em Saúde da secretaria, Daniela Valentim dos Santos, esses dados demonstram claramente a transmissão sustentada e que a cidade encontra-se em surto.
Para evitar o aumento do número de casos de dengue durante o período do carnaval, a secretaria alerta para alguns cuidados, principalmente para quem vai viajar para cidades onde há casos da doença.
A recomendação é que os turistas usem repelente e, após o retorno, que fiquem atento, durante 15 dias após o retorno, ao aparecimento de sintomas da doença. É preciso também fazer uma vistoria em casa e eliminar todos os objetos que possam acumular água da chuva durante o período de ausência, orienta a diretora da Área de Vigilância em Saúde.
Fonte: G1