O anúncio do governo federal de baixar as tarifas de energia elétrica para consumidores e indústrias já reflete nas empresas de Sorocaba (SP). Com a economia nos gastos, os fabricantes já esperam investir. Principalmente em novos funcionários. A decisão do governo veio numa boa hora, justamente na época em que a produção aumenta e as vendas disparam.
Em uma indústria plástica que fabrica utensílios domésticos, peças automotivas e de sinalização, a notícia trouxe ânimo para os donos. Hoje eles gastam quase dez mil reais por mês só com energia elétrica. Com base na nova tarifa, logo vão pagar bem menos. Segundo, Jorge Luiz Venturo, diretor comercial da empresa, hoje a indústria tem dez funcionários e economizando na despesa com energia, os donos já pensam em contratar mais gente.
A medida anunciada agora pelo governo só começa a valer em janeiro do ano que vem. Além do setor produtivo, as famílias brasileiras também serão beneficiadas. A conta de energia elétrica para consumidores residenciais vai ficar 16% mais barata. Para as indústrias, a diminuição pode chegar a 28%. Reduzir a tarifa de energia faz parte da estratégia do governo federal pra estimular a economia no país. O pacote de medidas ainda inclui a renovação dos contratos de concessão do setor elétrico, que começam a vencer em dois mil e quinze.
Na opinião do empresário e diretor do Ciesp, Centro das indústrias de São Paulo, Antonio Roberto Beldi, a medida vai ajudar um pouco, mas bem menos que o esperado. Já para Cláudio Rodrigues gerente geral da fábrica de uma indústria de refrigerantes, a redução parece pequena. Na fabrica onde ele trabalho o gasto com energia elétrica corresponde apenas 2% da despesa total de produção. Mas pra ele a redução é significativa, pois gastando menos, da pra investir mais.
Fonte:G1