Os moradores de Sorocaba (SP) e região que querem visitar os pontos turísticos da cidade não conseguem fazer isso aos domingos. Isso porque a maior parte desses locais fica fechado aos finais de semana, como mostra a reportagem do Tem Notícias.
O Palacete Scarpa, prédio em estilo neoclássico com linhas greco-romanas que abriga um espaço de exposições e salas para oficinas, permanece fechado durante todo o dia.
Na Biblioteca Municipal, na Usina Cultural e no Museu Ferroviário, que preserva a história da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, com fotos, máquinas e objetos encontrados na antiga ferrovia, acontece a mesma coisa.
Segundo uma funcionária da Casa do Turista, é possível obter informações sobre a cidade, horários e pontos de lazer todos os dias, mas a maior parte desses locais só abre de segunda a sexta-feira.
Por meio de nota, a prefeitura Municipal de Sorocaba informou que a Biblioteca Municipal passou a fechar aos domingos devido ao pouco movimento no local. Sobre a Usina Cultural, a explicação foi que o espaço depende de agendamento prévio e eventual. Já os outros locais nunca abriram ou já não abrem há mais de dez anos aos domingos.
A prefeitura destacou, porém, que há dois pontos turísticos que podem ser visitados aos domingos: o Museu Histórico Sorocabano, que fica no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, e o Casarão de Brigadeiro Tobias.
Fonte: G1