Os contêineres que armazenam lixo doméstico em Sorocaba (SP) devem ser trocados até o final de setembro. Há um mês, a prefeitura Municipal de Sorocaba começou a substituir as peças estragadas por novas e, das 45 mil existentes na cidade, 16,4 mil já foram para a reciclagem, como mostra a reportagem do Tem Notícias.
A principal causa das trocas é o vandalismo. Grande parte dos contêineres está quebrada, pichada ou derretida por ter sido exposta ao fogo. Moradores do Jardim Brasilândia e do Parque das Laranjeiras, por exemplo, reclamam que, antes, havia mais peças nas ruas. “Tinha um para cada quatro casas, mas agora não. Estragaram tudo”, diz Lurdes Lima.
Outro problema comum na cidade são os moradores que se apoderam do contêiner. Com uma cãmera escondida, a produção do Tem Notícias flagrou uma peça, na Vila Fiori, acorrentada a um poste de sinalização. Outro, no Parque das Laranjeiras, indica o número da casa pela qual foi “adotado”.
Segundo a prefeitura, 400 contêineres já foram trocados. Depois que esse serviço terminar, mais peças devem ser colocadas nas ruas.
Fonte: G1