A Prefeitura da cidade de Sorocaba, por meio da Secretaria de Parcerias (Separ), entrega no próximo dia 18, às 16h, a Central de Reciclagem da Zona Oeste. Localizada à rua Salvador Stefanelli, 266, no Jardim Zulmira, a estrutura funcionará em uma área alugada, com cerca de 4,5 mil m² de área total.
A central visa otimizar o processo de coleta seletiva e de triagem do material recolhido na cidade. A inauguração faz parte das comemorações do 357º aniversário de Sorocaba, celebrado no dia 15 de agosto.
“Uma das grandes prioridades da nossa administração é a coleta seletiva. Queremos atender 100% da cidade e, para isso, precisamos ter um modelo eficiente de coleta. Por isso, estamos ampliando os termos de parceria com as cooperativas de reciclagem e fazendo investimentos para atender às suas necessidades”, declara o prefeito de Sorocaba.
A Central de Reciclagem concentrará o trabalho de três cooperativas de reciclagem de Sorocaba: Reviver, Catares e Ecoeso, melhorando, deste modo, a logística do programa de coleta seletiva da cidade.
A nova estrutura, que possui um galpão com mais de 2 mil m² de área, escritório, banheiros e cozinha, conta ainda uma esteira de 25 metros de extensão: além de agilizar a triagem, esta nova tecnologia também acelera a comercialização do material recolhido.
“Além de disponibilizar um maior espaço para o armazenamento do material coletado, este novo espaço, que possui uma esteira de reciclagem, centralizará o trabalho de três cooperativas. Isto melhora a logística do programa de coleta seletiva, o processo de separação e a comercialização do material, promovendo assim o aumento da remuneração dos cooperados”, diz o secretário de Parcerias.
A Central de Reciclagem Zona Oeste já está em fase de teste. Cerca de 50 cooperados das cooperativas Reviver e Catares estão trabalhando no local há uma semana e se adaptando ao uso da esteira. Os integrantes da Ecoeso devem começar a atuar no local até o fim desta semana.
Fonte: Prefeitura de Sorocaba