Quem passar hoje pela Avenida Itavuvu – próximo ao Parque Tecnológico, à fábrica da Toyota e ao Parque de Biodiversidade – poderá verificar uma nova paisagem no local. A segunda edição do Megaplantio, ocorrida no dia 25 de março deste ano, transformou a Itavuvu em uma Avenida Parque com o plantio de 100 mil árvores no futuro canteiro central da via. Com 1,5 metros de altura, em média, algumas já floresceram e estão até dando frutos.
Um dos pontos mais positivos foi a pequena perda das mudas plantadas. A estimativa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) é de que em torno de 90% das 100 mil árvores sobreviveram e estão se desenvolvendo de forma satisfatória. Normalmente, a perda em um plantio chega a 20%.
“A paisagem está muito bonita, com plantas fortes e viçosas. O mais importante é que Sorocaba plantou as 100 mil árvores com a ajuda voluntária da população, algo espetacular, e soube manter essas mudas sadias de uma maneira muito competente”, destacou o prefeito Vitor Lippi. “Além do método utilizado, tudo isso aconteceu graças à qualidade técnica do trabalho feito no tratamento do solo, na adubação e nos cuidados no pós-plantio”, disse.
Com cinco mudas por metro quadrado, o plantio foi bastante adensado e se baseou na metodologia de Akira Miyawaki, professor da Universidade Nacional de Yokohama e diretor do Centro Japonês para Estudos Internacionais de Ecologia. As principais vantagens da técnica é a menor manutenção da área do plantio e a formação mais rápida de uma floresta. Em torno de 10 anos os sorocabanos poderão ver uma floresta que cumpre todas as suas funções de proteção, diversidade, beleza e atração da fauna.
De acordo com Vidal Dias da Mota Junior, diretor de Gestão Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, a manutenção das mudas também é muito importante. “Já fizemos adubação e o despraguejamento da área duas vezes nesse período”, conta. Outra característica importante para o crescimento da maior parte das plantas está relacionada ao período favorável escolhido para a realização do plantio, quando as condições climáticas – principalmente as chuvas – favoreceram as ações.
No local foram plantadas mais de 80 espécies, entre elas mudas de Aroeira-mole, Cedro, Pau-viola, Aroeira-pimenteira, Pau-formiga, Pitangueira, Pau-ferro, Açoita-cavalo, Embaúba, Ingá, Ipê roxo e Jequitibá rosa, entre outras espécies.
3ª edição do Megaplantio
Já no dia 9 de dezembro, a partir das 9h, a Prefeitura Municipal de Sorocaba realizará a terceira edição do Megaplantio na cidade. Serão 30 mil novas mudas de árvores nativas e frutíferas plantadas numa área de 14 mil metros quadrados do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade, na Zona Norte do município.
Coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a ação faz parte do Plano de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores em Sorocaba até o final deste ano. Até o momento, foram plantadas 452.478 mudas no município.
A expectativa é que pelo menos dois mil sorocabanos participem da ação ambiental, a exemplo das outras edições, seja individualmente, ao lado de amigos, familiares e outros grupos.
Os interessados em participar do Megaplantio devem se inscrever pelo e-mailmegaplantio1@gmail.com, informando nome completo ou razão social, no caso de empresas, endereço e telefone. Mais informações pelo telefone 3219.2280.
Fonte: Prefeitura Municipal de Sorocaba