Moradores de três bairros de Sorocaba(SP) – Santa Rosa, Santa Paula e Parque São Bento – reclamam que não têm recebido cartas em casa. Eles precisam ir até as agências dos Correios ou para as Casas do Cidadão para retirar as correspondências.
A dona de casa Greiciele Nagosso mora no Parque São Bento e conta que procurou os Correios para tentar buscar as cartas, mas não encontra as correspondências em nenhuma unidade da cidade. “Os entregadores disseram que vou continuar sem o serviço porque os nomes das ruas estão sendo mudados. Mas nos Correios mesmo, ninguém me informa nada.” Adriana Costa Nascimento, também moradora do bairro, já foi aos Correios e à Casa do Cidadão, mas em nenhum lugar souberam informar o que está acontecendo. “Nunca tivemos esse problema e, de repente, sem nenhuma notificação, deixaram de prestar o serviço”.
O problema afeta ainda o comércio local. Cleuza Florentino tem um salão de beleza e está com medo de ficar sem o fornecimento de energia. “Não consigo pagar minhas contas, já que os boletos não chegam. Estou preocupada, porque isso pode prejudicar o meu trabalho”, comenta a cabeleireira, que já perdeu dias de trabalho para tentar, sem êxito, solucionar o problema.
Com relação à falta de distribuição nos bairros Santa Paula e Santa Rosa, a assessoria de imprensa dos Correios informou que já foram feitos estudos e o serviço deve ser implantado nesses locais assim que os recursos forem liberados.
A empresa informou que a fase II do Parque São Bento ainda não atende alguns requisitos básicos necessários para que haja distribuição domiciliária no local. De acordo com a assessoria, para que o carteiro realize a entrega de correspondências, é essencial, por exemplo, que todos os logradouros estejam sinalizados por placas indicativas de nomes instaladas pelo órgão municipal e que as residências possuam numeração ordenada.
Até que essas condições sejam atendidas e a distribuição seja implantada no bairro, os Correios disponibilizam as correspondências para retirada, pelo destinatário, na agência de correio Laranjeira, que fica na Avenida Itavuvu, n° 3.415.
As correspondências ficam à disposição do destinatário pelo período de 20 dias, exceto o telegrama, cujo prazo é de sete dias. Após esse período, elas são devolvidas ao remetente