No dia 9 de dezembro, a partir das 9h, a Prefeitura municipal de Sorocaba realizará a terceira edição do Megaplantio na cidade. Serão 30 mil novas mudas de árvores nativas e frutíferas plantadas numa área de 14 mil metros quadrados do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade, na Zona Norte. Pessoas de todas as idades interessadas em participar devem de inscrever pelo e-mail megaplantio1@gmail.com.
Coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a ação ambiental faz parte do Plano Municipal de Arborização Urbana que tem como meta o plantio de 500 mil árvores em Sorocaba, até o final deste ano. Até o momento, foram plantadas 452.478 mudas no município.
A expectativa é que pelo menos dois mil sorocabanos participem da ação ambiental, a exemplo das outras edições; seja individualmente, ao lado de amigos, familiares e outros grupos. “Plantar por plantar seria fácil para o poder público, mas nós queremos a participação dos munícipes realizando uma ação não apenas ambiental, mas também como um ato de cidadania”, destaca o prefeito Vitor Lippi.
Com cinco mudas por metro quadrado, o plantio será bastante adensado, seguindo a metodologia de Akira Miyawaki, professor da Universidade Nacional de Yokohama e diretor do Centro Japonês para Estudos Internacionais de Ecologia. O método é o mesmo utilizado na última edição do Megaplantio.
As principais vantagens dessa metodologia são a menor manutenção da área do plantio e a formação mais rápida de uma floresta. Em torno de 10 anos, os sorocabanos poderão ver uma floresta que cumpre todas as suas funções de proteção, diversidade, beleza e atração da fauna.
Para a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, os plantios que estão sendo feitos em Sorocaba são fundamentais. Eles alteram o microclima local e trazem diversos benefícios para a população, especialmente por conta do clima quente da cidade.
“Com essa ação nós vamos recompor a área do Parque de Biodiversidade, pois trata-se de uma área degradada, inclusive com risco de erosão. Além disso, vamos aproveitar o momento para apresentar essa primeira unidade de conservação à população”, comenta. Além disso, o local escolhido para o plantio está na região que é o atual eixo de desenvolvimento de Sorocaba, com a instalação da fábrica da Toyota e do Parque Tecnológico.
De acordo com o diretor de Gestão Ambiental, Vidal Dias da Mota Júnior, serão plantadas árvores de mais de 100 espécies, sendo 70% de mudas nativas e 30% frutíferas. Entre elas estão a aroeira-salsa, aroeira-pimenteira, jequitibá-branco, jequitibá-rosa, canafístula, angico, ipê-amarelo, ipê-roxo, gabiroba e goiaba.
As mudas foram produzidas nos viveiros das Penitenciárias “Dr. Danilo Pinheiro”, no Mineirão, e “Dr. Antônio Souza Netto”, em Aparecidinha; além daquelas já existentes no Parque Natural “Chico Mendes”, na Universidade de Sorocaba (Uniso) e no Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba (Nais).
Toda a infraestrutura necessária, como a limpeza da área, preparação dos sulcos, adubação, transporte das mudas, tutores e insumos, está sendo preparada pela Sema e pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe).
Além da população que vai ajudar no plantio, 35 estagiários da Secretaria do Meio Ambiente vão auxiliar a população no dia da ação ambiental.
Como participar
Os interessados em participar do Megaplantio devem se inscrever pelo e-mail megaplantio1@gmail.com e informar os seguintes dados: nome completo ou razão social, endereço e telefone. Mais informações pelo telefone 3219.2280.
Além de tomar alguns cuidados, como providenciar proteção contra o sol utilizando filtro solar, óculos escuros, boné ou chapéu, se hidratar e utilizar roupas leves, os participantes devem levar pazinhas para facilitar o plantio.
Fonte: Sorocaba Fácil