A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria das Relações do Trabalho (Sert), continua com as ações voltadas à formalização dos trabalhadores individuais do município. Janeiro se mostrou o mês mais produtivo, desde que começaram as ações, no final de 2010. Fora formalizados 572 empreendedores nos 22 dias úteis do primeiro mês do ano.
Conforme destaca Roberto Freitas, da Sert, a meta é atingir este ano as 6 mil pessoas formalizadas, contra os 5 mil formalizados no ano passado. “Os números de janeiro mostram que o sorocabano começou o ano em busca de novas oportunidades. Muitos estão iniciando o seu empreendimento e querem começar de forma legal. Mas também tem os que já atuavam e enxergavam as vantagens em legalizar o negócio”, afirma.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontaram que no final de 2010 Sorocaba registrava cerca de 47 mil pessoas trabalhando na informalidade. A exemplo de 2012, a Prefeitura continua com as ações beneficiando o empreendedor individual sorocabano, principalmente aquelas voltadas à formalização.
Nos últimos 18 meses mais de 11 mil sorocabanos já deixaram a informalidade, graças ao Mutirão da Formalização, ao Apareça e Cresça e ao trabalho permanente realizado no Espaço na cidade de Sorocaba Empreendedor. No local, além da orientação ao empresário ou trabalhador por conta própria sobre as muitas vantagens da formalização, é possível, se o cidadão portar os documentos necessários, sair devidamente formalizado.
Para quem se formaliza, o custo é muito baixo, levando-se em consideração os benefícios que terá depois. É uma oportunidade não só para deixar a informalidade, mas também de crescer, prosperar, abrir novas possibilidades, ganhar mais. Vale destacar que ao se tornar legal, pode-se inclusive participar de licitações e trabalhar com o Poder Público municipal.
Fonte: Prefeitura Municipal de Sorocaba