Fotografia 3D é tema de exposição em Sorocaba

A exposição “Fotografia 3D – Olhar 3D” estará no Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC) do campus da UFSCar em Sorocaba (SP), até 14 de março, das 9h às 17h.

Sob o olhar do fotógrafo e doutor em Artes Visuais, Matheus Mazini, serão nove obras em exibições – a tridimensionalidade é resultado de uma junção de cores diferentes numa só fotografia na cidade de Sorocaba. A técnica foi descoberta num processo antigo, na década de 30.

O trabalho já foi apresentado na “Oficina Cultural Grande Otelo” e no projeto “Domingo na Praça”.

A técnica
Para dar a sensação das três dimensões, duas imagens diferentes devem ser colocadas sobrepostas. Hoje, o 3D é utilizado em tecnologias digitais – no cinema e na televisão. O objetivo é desconstruir o processo óptico, reconstruindo as figuras, que com o uso da cor e dos óculos como acessórios, geram a arte final.





Óculos caseiro
Para entender o 3D há a necessidade do uso das lentes coloridas. Em entrevista ao portal G1, Mazini ensina como confeccionar o objeto em casa. “Nessa primeira etapa, precisaremos de dois pedaços de papel celofane colorido: um azul e um vermelho. É só cortar num tamanho padrão de lente. Em seguida, você poderá usar uma armação velha ou então cortar no papel cartolina um molde que ele sirva de base para a nova lente. Você encaixa/cola ao acessório que preferir e está pronto. Lembrando que o azul deve ficar do lado direito e o vermelho do lado esquerdo”, explica.

O material utilizado é encontrado em lojas de papelaria e tem um custo de produção variante, gastando em média R$5.

O ETC fica na Rua Maria Cinto de Biaggi, 130 – Santa Rosália. A entrada é gratuita.

Fonte: G1





Deixe seu comentário