A campanha política movimenta a economia de Sorocaba (SP). Empresas e profissionais liberais aproveitam para lucrar com materiais publicitários encomendados pelos candidatos, como mostra a reportagem do Tem Notícias.
Há oito anos, uma dupla de músicos da cidade, que trabalha com trilhas publicitárias, resolveu apostar nas campanhas eleitorais. O que o candidato pede, eles transformam em música. Um jingle não é vendido por menos de R$ 3 mil. Eles contam que, nessa época, o rendimento aumenta em 50%.
Esse é um período muito promissor também para as empresas de impressão gráfica e comunicação visual. Em uma delas, o número de encomendas para as campanhas já aumentou e os funcionários estão tendo de trabalhar até mais tarde. O dono diz que a empresa já está se preparando, porque o ritmo deve acelerar ainda mais a partir do mês que vem.
Em uma das maiores empresas de produção de banners de campanhas políticas do país, a expectativa é de um faturamento 90% maior do que em períodos normais.
Qualquer propaganda deve seguir as normas da Justiça Eleitoral. Todo material impresso na campanha deve conter o número do CNPJ ou CPF do responsável pela confecção, e também de quem comprou o produto.
Fonte: G1