A construção de um presídio a 20 km do município de Mairinque e a 7 km da cidade Sorocaba vem deixando pessoas preocupadas com questões ambientais e de segurança.
Os reclamantes de Sorocaba não querem o presídio na área rural, cuja licitação para as obras já foi aberta pela prefeitura de Mairinque.
De acordo com eles, a vinda de mais uma unidade em uma área de proteção ambiental acarretará em investimentos maciços não previstos no orçamento municipal, pois a instalação está mais próxima de Sorocaba do que de Mairinque, apesar dos limítrofes desta.
Eles alegam ainda que Sorocaba já possui 5 centros de detenção com infraestrutura limitada para abrigar uma população flutuante bem como habitação, educação, saneamento básico, saúde e segurança para familiares de detentos e para a população dos arredores.
“A população sorocabana tem um custo social alto para manter esse tipo de serviço e agora, com a vinda deste equipamento, terá que arcar com um arcabouço maior para proteger a sua população e dar qualidade de vida à mesma”, pondera um dos reclamantes.
Fonte: Viva Cidade