Casos de dengue em Sorocaba chegam a 609

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (11) pela Área da Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde da cidade Sorocaba (SES), já são 609 casos de dengue confirmados na cidade em 2011. Deste total, 583 são autóctones e 26 são importados. Desde o início do ano até o dia 8 de abril, foram notificados 3.314 casos suspeitos da doença, sendo que 2.705 foram descartados.

“O número de casos confirmados deste ano já ultrapassou, e muito, o total registrado em 2010. Se compararmos com o ano passado, há ainda cinco ou seis semanas pela frente para que o surto de dengue se mantenha ativo”, analisa a diretora de Área da Vigilância em Saúde, Consuelo Matiello.

Por isso, Consuelo pede à população que continue se esforçando no combate ao mosquito transmissor da dengue, para que Sorocaba não enfrente uma epidemia da doença (300 casos para cada 100 mil habitantes, de acordo com o critério estabelecido pelo Ministério da Saúde).

“É preciso eliminar os criadouros das casas e dos locais de trabalho. O poder público está fazendo sua parte, intensificando as ações e reforçando a aplicação de multas às pessoas que colocam a saúde pública em risco. Além disso, a Zoonoses está contando com o apoio de 50 agentes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, nas ações de combate ao mosquito. Porém, sem a colaboração da população, nós não vamos conseguir vencer esta guerra”, diz.





O último boletim aponta ainda que há casos de dengue registrados em praticamente toda a cidade. A região que compreende os bairros Vila Helena, Vila Carvalho, Jardim Zulmira e Vila Barão, continua sendo a que concentra o maior número de casos da doença. Em seguida, está a área que abrange bairros Mineirão, Vila Santana e Jardim Maria do Carmo, por exemplo.

Reunião com imobiliárias

O prefeito de Sorocaba está convocando os proprietários ou representantes das imobiliárias localizadas em Sorocaba para que participem da segunda reunião de orientação sobre combate ao Aedes aegypti em imóveis fechados, dentro da operação especial “Guerra Contra a Dengue”. O encontro será realizado na próxima sexta-feira (15), a partir das 8h30, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, à Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, Alto da Boa Vista, próximo ao Paço Municipal.

Durante a reunião, serão apresentadas as ações que o poder público tem realizado nesta ‘guerra’, as atividades que foram intensificadas e informações sobre a legislação vigente, inclusive, quais as medidas que as imobiliárias devem adotar para fazer parte do combate à dengue. “A imobiliária que não participou da primeira reunião, ocorrida no dia 25 de março, pode e deve comparecer a este segundo encontro. O combate ao mosquito transmissor da dengue é dever de todos”, diz Consuelo Matiello.

Fonte: Prefeitura de Sorocaba





Deixe seu comentário