O plantio de dez mil novas árvores na cidade já modifica a aparência de algumas avenidas. A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) vem utilizando neste processo mudas de diferentes espécies nativas e frutíferas, produzidas nos viveiros municipais mantidos nas penitenciárias. A ação integra o Plano de Arborização Urbana, que resultará em 500 mil novas árvores em Sorocaba até o final deste ano.
Este tipo de plantio começou pelo final da Avenida Itavuvu, nas proximidades do futuro Parque Tecnológico – no entorno da área da 2ª edição do Megaplantio, prevista para o próximo dia 25 de março. Os dois processos transformarão a Itavuvu dentro do conceito de “Avenida Parque”: o canteiro central da via possui 14 metros de largura e, destes, 8 metros serão usados para o plantio, um total de 56 mil m² de área. No local, a Seobe ainda implanta um ciclovia.
Além da Itavuvu, as novas árvores também foram plantadas no Jardim Santa Rosália, na Avenida São Francisco, e na região entre os bairros Campolim e Vergueiro, nas avenidas Antônio Carlos Comitre, Barão de Tatuí e Juscelino Kubitschek. O trabalho ainda prossegue na Avenida Washington Luiz. Entre as diferentes espécies plantadas estão jabuticabeiras, pitangueiras, amoreiras, jambolões, ipês roxos, rosas, brancos e amarelos, sibipirunas, pau-ferro, platanus, aroeira-pimenteira, aroeira-mole e palmeira-jerivá (cujo fruto serve de alimento a pássaros).
De acordo com o engenheiro agrônomo da Seobe, Aroldo José Pinto, as espécies escolhidas são apropriadas para o ambiente urbano, cujo crescimento não causará danos posteriores. “Estamos levando em conta as características das avenidas, como, por exemplo, a largura dos canteiros e das redes de energia elétrica”, detalha. Em breve, a Prefeitura planeja estender o programa para mais avenidas e praças da cidade.
Na ocasião do início do programa, o prefeito Vitor Lippi definiu que os plantios nas avenidas, dentro do Plano de Arborização Urbana, resultará em 500 mil novos exemplares plantados na cidade de Sorocaba até o final do ano, mudando o visual da cidade. “Somente vamos perceber esta bela ação daqui a alguns anos, quando as árvores estiverem maiores. Sorocaba será uma cidade mais bonita ainda, com muito mais verde”, destacou Lippi na época.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul