A Rodovia Presidente Castelo Branco (SP-280, também denominada BR-374) é a principal ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e o Oeste Paulista, iniciando-se no Complexo Viário Heróis de 1932, conhecido popularmente como “Cebolão”, no acesso às vias marginais Tietê e Pinheiros, em São Paulo, com término no entroncamento com a SP-225, em Santa Cruz do Rio Pardo.
O projeto original previa que a rodovia terminasse na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, nas proximidades de Panorama, porém a pista foi finalizada a cerca de 325 quilômetros da capital paulista, no acesso à região de Ourinhos e ao norte do Paraná pelas estradas SP-255 e SP-327.
O governo de São Paulo, na administração Orestes Quércia, tinha o projeto de expandir a rodovia até Quatá, a cerca de quinhentos quilômetros da capital, nas proximidades de Rancharia, numa primeira etapa de prolongamento da rodovia até a divisa com o Mato Grosso do Sul, mas, com a entrega da rodovia à exploração privada em 1998, a ideia de prolongamento foi arquivada pelo seu alto custo. Com a concessão, a Castelo passou a ser administrada pelas concessionárias Viaoeste, Rodovias das Colinas e SPVias.
Possui tráfego intenso no trecho entre a divisa de São Paulo com Osasco e Barueri, sendo a principal ligação viária entre a capital e a região oeste da Grande São Paulo. Neste trecho, o tráfego é aliviado pela existência de pistas marginais construidas em 2001. Tráfego intenso também ocorre entre as Regiões Metropolitanas de São Paulo e Sorocaba. No restante do trajeto, a rodovia é a principal artéria do Oeste Paulista e serve de acesso à Rodovia Marechal Rondon, que completa a ligação entre São Paulo e o Centro-Oeste. A rodovia tem traçado reto durante longos trechos e não atravessa nenhuma área urbana após Jandira, o que gera uma maior segurança para seus usuários, mas também provoca monotonia e o risco de hipnose de viagem nos motoristas. O volume de veículos na rodovia em 2011 era de cerca de 290 mil por dia.
No trecho entre São Paulo e o acesso a Alphaville, em Barueri, conta com quatro faixas de rolamento em cada sentido, com marginais também com quatro faixas, totalizando oito em cada sentido. Entre o acesso a Alphaville e o entroncamento com a SP-75 (Rodovia Senador José Ermírio de Moraes), são três faixas de rolamento em cada sentido. Já no trecho entre o entroncamento com a SP-75 e o fim da rodovia no entroncamento com a SP-255, em Santa Cruz do Rio Pardo, são duas faixas de rolamento em cada sentido.
Hoje, o trecho que corta a cidade é todo duplicado. Em São Roque, um novo traçado foi inaugurado há 4 anos, mas não desviou totalmente a rodovia. Nove bairros são cortados pela Rodovia Castelo na cidade, fazendo parecer uma simples avenida.
Características
Extensão: 315 km
Início: Complexo Viário Heróis de 1932 (Cebolão), São Paulo
Término: SP-225, em Santa Cruz do Rio Pardo, SP
Sentidos: Sudeste-Noroeste (Capital-Interior); Noroeste-Sudeste (Interior-Capital)
Pedágios (sentido interior): Osasco (km 18) e Itapevi (km 33)
Pedágios (sentido capital): Barueri (km 20) e Itu (km 74)
Balanças: Itu (km 74 sentido capital) e Araçariguama (km 41 sentido interior)
SAU: Barueri (km 24 sentido interior)
Polícia: Barueri (km 41 sentido interior)
Municípios
O trajeto da rodovia cruza os seguintes municípios, todos no estado de São Paulo.
São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba, Araçariguama, São Roque, Mairinque, Itu, Sorocaba, Porto Feliz, Boituva, Tatuí, Cesário Lange, Quadra, Porangaba, Bofete, Pardinho, Itatinga, Avaré, Cerqueira César, Iaras, A. de Sta. Bárbara.
Concessionárias
A Rodovia Castelo Branco passa por algumas concessões nos seguintes trechos, todos no estado de São Paulo.
Viaoeste *(Grupo CCR) | A partir do Cebolão até Itu |
Rodovias das Colinas | Trecho entre Itu e Tatuí |
SPVias *(Grupo CCR) | Trecho Itararé e Santa Cruz do Rio Pardo |
Fontes:
www.rodoviacastelobranco.com.br
www.viaoeste.com.br
www.rodoviasdascolinas.com.br
www.spvias.com.br
pt.wikipedia.org/wiki/Rodovia_Castelo_Branco