Embora não pareça a cidade de Sorocaba tem muitas surpresas, um panorama cultural vibrante, áreas verdes e a mistura ideal entre conteúdo de cidade grande e tranquilidade do interior.
Venha ver o que fazer em Sorocaba!
1. Jardim Botânico Irmãos Vilas Boas
Inaugurado em 2014, o Jardim Botânico de Sorocaba conta com uma espécie de palácio de cristal que abriga quatro diferentes biomas de vegetação, além de um jardim sensorial de plantas medicinais, orquidário, roseiral, apiário com espécies de abelhas nativas, vários mirantes e muito verde. Pode até ser menor do que os jardins botânicos São Paulo, Curitiba ou Rio de Janeiro, mas não deixa de ser um belo passeio em um dia de sol ou nos dias em que há eventos no local. São comuns exposições, concertos ao ar livre e oficinas ambientais.
2. Fazenda Ipanema
Sem dúvida, nossa maior descoberta nos dias em que passamos em Sorocaba. Localizada na estrada de Sorocaba a Iperó, a Fazenda Ipanema é um antigo sítio histórico-cultural com ruínas de mais de 200 anos do berço da indústria metalúrgica brasileira. Além de prédios históricos e ruínas, você encontra maquinário da época, diversas trilhas e até cactos que crescem no alto de árvores. Um mergulho na história que rende ótimas fotos.
3. Parques e muitas áreas verdes
Sorocaba tem ótimos espaços para quem curte natureza, com muitos parques e bastante verde espalhado pela cidade. Entre os principais, estão:
- Parque das Águas: bem próximo ao Jardim Botânico e recebe grandes eventos da cidade. Conta com pista de caminhada e ciclovia, tem espaço para andar de skate, parquinho e um grande lago central.
- Kasato Maru: parque com temática e decoração sino-japonesa próximo ao centro da cidade que abriga os festivais orientais da cidade.
- Parque Natural Chico Mendes: importante reduto de preservação de mata ciliar e de educação ambiental.
- Parque Carlos Alberto de Souza, ou pista de caminhada do Campolim: parque mais linear ideal para caminhadas, mas com muitos bancos e árvores para passar um tempo se escondendo do sol ou sendo banhado por ele.
4. Mercadão Campolim
Seja para caminhar, fazer um piquenique ou apenas relaxar, você vai encontrar um bom espaço para passar o tempo em Sorocaba.
5. Arquitetura
Do Palácio dos Tropeiros, ou “o prédio dos cavalinhos” e sede da prefeitura de Sorocaba, ao Palacete Scarpa (sede da Secretaria de Cultura) e à biblioteca municipal em formato de livro aberto, a arquitetura de Sorocaba é bem variada. Além do Palácio dos Tropeiros, a região em torno do complexo administrativo de Sorocaba inclui outros edifícios, como o teatro e a biblioteca municipais (além de uma Padaria Real bem pertinho), e uma grande área verde para caminhada.
Em outra região, bem no centro da cidade, é possível ver apenas parte do interior da agora fechada estação ferroviária de Sorocaba por entre suas grades, mas como ela fica ao lado do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba e em frente ao Museu Estrada de Ferro Sorocabana, ela ainda vale a visita.
Por sua vez, o Palacete Scarpa fica logo atrás do Museu Estrada de Ferro Sorocabana, então você pode conhecê-los, além do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba e a antiga Estação Ferroviária em um único passeio.
Não muito longe dali, você pode até mesmo ir a pé, fica o Mosteiro de São Bento, construído a partir de 1660 e que está passando por uma grande restauração.
6. Girls Rock Camp/Ladies Rock Camp
O motivo da nossa viagem a Sorocaba! O Girls Rock Camp e o Ladies Rock Camp são eventos direcionados a meninas/mulheres com aulas de música, artes e defesa pessoal, além de uma apresentação final das bandas formadas durante uma semana de convivência. Não importa sua visão sobre o que é o feminismo, o que importa é que as mulheres precisam de ambientes em que não precisam se preocupar com sua segurança. Infelizmente, isso ainda significa muitas vezes um espaço sem homens, mas isso não é um objetivo, apenas um percalço do caminho.