A primeira câmera do sistema de videomonitoramento a ser implantado na cidade de Sorocaba começa a funcionar no Largo do Rosário – a Praça “Ferreira Braga”, no Centro, cuja revitalização será inaugurada nesta terça-feira (30), às 17h, pelo prefeito de Sorocaba.
O equipamento vem sendo testado desde a semana passada e apresentando resultados considerados positivos em termos de segurança, cobrindo uma ampla região ao redor de toda a praça, inclusive, nas imediações da Praça “Arthur Fajardo” – o Largo do Canhão.
No total serão instaladas 40 câmeras na cidade, vinte delas somente na região central. As demais vão contemplar escolas municipais e estaduais e parques municipais, conforme decisão tomada em reuniões do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).
O órgão reúne representantes das instituições envolvidas nas políticas de segurança do município, entre as quais se incluem as polícias militar e civil e a Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco).
De acordo com informações do titular da Sesco, todas as câmeras devem entrar em operação até o final deste ano. “O sistema de videomonitoramento será uma importante ferramenta no combate à criminalidade e de prevenção à violência”, comenta.
O investimento da Prefeitura para implantação do sistema é de R$ 1,2 milhão, com cada câmera operando em ângulo de cobertura de 360 graus, permitindo que as imagens possam captar rostos de pessoas e placas de veículos. A central de videomonitoramento funcionará na futura sede da Sesco (onde também se instalará a Guarda Civil Municipal), na Vila Angélica.
Fonte: Prefeitura de Sorocaba