Uma dupla de violeiros resolve cantar a história da cidade Sorocaba numa moda de viola. Com esse enredo o pesquisador e escritor sorocabano Carlos Carvalho Cavalheiro produziu o texto de seu mais recente livro, “Moda da História de Sorocaba”, que será lançado no aniversário da cidade, em 15 de agosto.
Escrito em 2004, somente agora Cavalheiro resolveu editá-lo em formato de livro de bolso. Com 38 páginas, a obra é prefaciada por Armando Oliveira Lima, escritor e agitador cultural. “É o meu presente para o aniversário de Sorocaba”, diz o autor. Esse é o 14º livro de sua autoria. Há um mês lançou o título “O Peregrino do Caminho do Sol”.
Neste mais recente trabalho, Cavalheiro traz pontos conhecidos da História de Sorocaba, como sua fundação, o surgimento do tropeirismo e das indústrias, mas também, revela fatos pouco conhecidos ou divulgados como o registro do testamento de Santos Dumont em Sorocaba, o show de Bill Haley e seus cometas na década de 1950, a candidatura da primeira mulher à vereança sorocabana (Profa. Francisca da Silveira Queiroz), a fundação da Sociedade dos Nordestinos de Sorocaba em 1954, entre outros.
A foto da capa é assinada por Fábio de Oliveira e Silva e a revisão por Cheila Fernandes Rodrigues. O livro recebeu apoio cultural da empresa São Francisco Produtos e Acessórios Pet.
“Moda da História de Sorocaba” é editado pela Crearte Editora e poderá ser encontrado na Livraria Sebo Nacional e na Livraria Pedagógica, ambas em Sorocaba.
Fonte: Itu.com.br