Os vereadores de Sorocaba (SP) realizaram nesta terça-feira (5) a primeira sessão ordinária do ano. Eles receberam a visita do prefeito Antônio Carlos Pannunzio e discutiram a retomada dos trabalhos da comissão processante, que investiga denúncias contra o ex-vereador Emílio Ruby.
Pannunzio foi à Câmara municipal de Sorocaba acompanhado por quatro secretários municipais, entre eles Francisco Yabiku, do Esporte, e Helio Godoi, da Habitação. Os dois foram eleitos vereadores, mas deixaram os cargos para serem secretários.
Pannunzio disse que a presença na abertura dos trabalhos do Legislativo foi uma maneira de homenagear os parlamentares e reforçar uma boa relação com a Câmara.
A sessão foi também o primeiro dia de trabalho no plenário de oito vereadores – eleitos pela primeira vez – e a volta de outros dois: Paulo Mendes e Waldomiro de Freitas. Eles eram suplentes, mas assumiram as vagas dos vereadores nomeados como secretários municipais.
O trabalho da Comissão Processante, que investiga o agora ex-vereador Ruby, foi um dos assuntos discutidos. As investigações devem continuar. O pedido foi feito pelo vereador Anselmo Neto, que presidia a comissão.
As atividades foram interrompidas com o fim da Legislatura passada e o caso, de acordo com o regimento da Câmara, seria arquivado. Anselmo Neto disse que acatou uma recomendação do Ministério Público para que o caso seja concluído.
Emílio Ruby foi afastado no segundo semestre de 2012 por suspeita de ficar com parte dos salários dos funcionários do gabinete e de produzir material de campanha em seu escritório na cidade de Sorocaba na Câmara.
A dúvida agora é se a comissão processante terá de ser reeleita totalmente ou apenas um cargo, já que Francisco Yabiku agora é secretário municipal. O departamento jurídico da Câmara vai analisar o caso.
Fonte: G1