A Prefeitura da cidade Sorocaba iniciou no final de março as obras referentes à construção da maior ponte viária da cidade, integrante do programa Sorocaba Total. Com aproximadamente 180 metros de extensão, o dispositivo contará com pista dupla, ciclovia, paisagismo e sistema de iluminação, interligando as avenidas Ulysses Guimarães e Tadao Yoshida, passando sobre o Rio Sorocaba. Ao término dos trabalhos, o novo sistema viário reduzirá o percurso e o tempo no trânsito entre a Zona Norte e a Zona Industrial.
Supervisionados pela Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), os serviços começaram na Av. Ulysses Guimarães, no Parque das Laranjeiras, com a armação das primeiras fundações de sua estrutura de sustentação. Cada pista terá sentido único de direção, com nove metros de largura, divididos em três faixas para circulação de veículos e ciclovia. De forma comparativa, a ponte de acesso da Rodovia José Ermírio de Moraes (Castelinho) à Av. Dom Aguirre conta com cerca de 170 metros de extensão. A altura da ponte em relação ao rio é de, aproximadamente, 16 metros.
De acordo com o prefeito de Sorocaba, o projeto da nova ponte utilizou recursos modernos de engenharia, o que permitirá uma redução nos custos da obra. Um destes exemplos será a montagem da estrutura da ponte com aterro armado, mesma técnica construtiva empregada nos novos trechos da pista das rodovias Imigrantes e Castello Branco. O investimento para a construção da ponte é de aproximadamente R$ 12,1 milhões, sendo vencedora do processo licitatório a empresa Bema Empreendimentos e Construções Ltda.
Outro benefício trazido pela ponte será a facilitação do acesso entre a Zona Norte e a Zona Industrial, assim como a região do Paço Municipal e do Parque das Águas. A ponte irá da Av. Tadao Yoshida, local onde a Prefeitura desenvolveu obras de duplicação, drenagem, pavimentação, iluminação, implantação de ciclovia e paisagismo, até a Av. Ulysses Guimarães, cujas obras de duplicação devem ser retomadas conjuntamente à construção da ponte.
Maior obra viária em andamento no interior do São Paulo, o “Sorocaba Total” prevê melhores condições ao trânsito da cidade, com a implantação de 33 km de novas avenidas, em três complexos viários. O projeto viabilizará o estabelecimento de rotas alternativas a partir da rodovia Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho), possibilitando a diminuição do tráfego de veículos no Centro da cidade.
Ao todo, o “Sorocaba Total” prevê a construção de 22 km de novas avenidas e mais 11 km de obras de revitalizações viárias, além da implantação de sete parques novos e obras de drenagem urbana. O investimento total do programa é de cerca de R$ 180 milhões, sendo 50% financiado pela Corporação Andina de Fomento (CAF).
Fonte: Prefeitura de Sorocaba