Auditoria do SUS fez visita técnica ao Hospital Regional de Sorocaba

Uma equipe do Ministério da Saúde esteve no Hospital Regional de Sorocaba (SP) nesta segunda-feira (14). Funcionários do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), que faz auditoria em hospitais públicos que recebem repasses do Sistema Único de Saúde (SUS), fizeram uma visita técnica para verificar as condições de atendimento e a escala de trabalho na unidade. Os fiscais querem saber se o número de profissionais também é suficiente para atender a demanda de pacientes.

Depois desse levantamento, a equipe do Denasus vai avaliar a necessidade de uma auditoria completa no Hospital Regional. Um relatório com o levantamento dos técnicos deve ficar pronto em 30 dias.

Além da escala e profissionais que atendem no hospital, o orgão fiscalizador vai verificar se os repasses feitos pelo SUS são usados de forma adequada.

Segundo o Ministério da Saúde, este tipo de ação em hospitais é rotineira e não tem ligação com a Operação Hipócrates, movida pelo Ministério Público de São Paulo, que investigou sobre médicos que recebiam sem fazer plantão.





A visita desta segunda-feira foi motivada por uma reportagem exibida na semana passada , que mostrou a situação precária de pacientes que precisam de atendimento na instituição.

A reportagem mostrou que as filas para conseguir uma consulta eram enormes. Dentro do hospital, as salas de espera estavam lotadas e consultórios médicos vazios. Um paciente que havia sofrido um acidente reclamou que aguardava há um mês para saber se iria ou não ter o pé amputado.

O diretor do Denasus, Adalberto Fulgêncio dos Santos, explicou nesta segunda-feira que o procedimento adotado com o paciente foi correto e justificou a demora no procedimento. O paciente  mostrado na reportagem teve o pé amputado no mesmo dia em que a reportagem foi apresentada.

Fonte: G1





Deixe seu comentário