Sorocaba é a segunda cidade do estado com mais ações sustentáveis

A cidade de Sorocaba (SP) conquistou, na tarde da última terça-feira (18), com 97,21 pontos, a segunda posição no ranking do programa Município Verde Azul, realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. É a quarta vez consecutiva que a cidade conquista o selo Verde Azul e é considerada exemplo ambiental em todo o estado.

Para obter o selo, os municípios devem atingir uma nota mínima de 80 (de 0 a 100). A pontuação é dada com base no desempenho em dez diretivas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Uso da Água, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

As administrações municipais ainda podem pontuar com proatividades e até perder pontos, por pendências ou passivos ambientais, por ter áreas contaminadas, entulhos em Áreas de Proteção Permanente (APP’s) ou pendência com licenciamento, por exemplo.





Neste ano, das 645 prefeituras avaliadas, 143 conquistaram o selo ambiental. Também como em 2011, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente deu o “Prêmio Franco Montoro” para os 19 municípios melhores colocados em suas Bacias Hidrográficas e aos interlocutores municipais mais ativos no Programa e as Parcerias Verdes, empresas ou pessoas físicas, que contribuem com os municípios na tarefa de proteger o meio ambiente.

Sorocaba recebeu novamente o prêmio por ser a cidade melhor classificada no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT). O certificado “Município Verde Azul” garante à administração prioridade na captação de recursos junto ao Estado de São Paulo, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

O primeiro lugar do ranking do programa Município Verde Azul ficou com a cidade de Botucatu (SP), que conquistou 97,26 pontos. Já Itu (SP) foi a décima sexta colocada e Jundiaí (SP), a vigésima.

Fonte: G1





Deixe seu comentário