Mudanças para o Parque das Árvores em Sorocaba começam na segunda-feira

A Prefeitura Municipal de Sorocaba inicia, na próxima segunda-feira (17), a partir das 8h, a transferência das famílias beneficiadas com as 320 casas do Residencial “Parque das Árvores”, na Zona Norte, mais uma ação do programa Vítima Zero de Enchente. Coordenada pela Defesa Civil, a operação mobilizará diariamente aproximadamente 100 trabalhadores e 40 veículos. A expectativa é que a transferência seja concluída até o dia 27.

Com este projeto, a Prefeitura de Sorocaba terá entregue 2.798 moradias próprias para famílias originárias de áreas de inundação e deslizamentos da cidade, de um total de 3.210 habitações entregues durante os 8 anos da administração Vitor Lippi.

Localizado na Estrada do Dinorah, no bairro Caguaçu, o “Parque das Árvores”, construído pela empresa SAE Engenharia, foi viabilizado em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), dentro do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Com 320 casas sobrepostas, cada imóvel oferece dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. O residencial dispõe de infraestrutura completa, espaço de lazer, atendimento por linhas de ônibus, unidades de saúde e foi beneficiado pelas obras do programa Sorocaba Total, dentro do Complexo Viário “Ulysses Guimarães”.

As famílias que se mudarão para o Parque das Árvores foram selecionadas pela Prefeitura dentro do cadastramento do Vítima Zero de Enchente. Atualmente, elas moram em áreas com riscos de inundações nos bairros Parque São Bento, Central Parque, Júlio de Mesquita, Torre do Ipiranga, Vielas do Ipiranga e Nova Esperança; bem como, de uma área particular alvo de processo de reintegração de posse no Jd. Santo André, algumas famílias em vulnerabilidade social e as atendidas pelo programa de Aluguel Social.





O subcomandante da Guarda Civil Municipal (GCM) e coordenador da Defesa Civil, Benedito Zanin, explica que a Prefeitura montou uma estrutura específica para a operação, que oferecerá todo amparo necessário às família. “Pretendemos concluir os trabalhos antes do Natal. Entretanto, se incidência de chuvas atrapalhar o cronograma, continuaremos até o dia 27”, ressalta.

Ação integrada

Na operação de transferência para a nova moradia no Parque das Árvores deverá começar pelas famílias do Jd. Santo André II, que moram em área particular alvo de processo de reintegração de posse. Em seguida, o programa atenderá os moradores em áreas de risco, as que se encontram em situação de vulnerabilidade social e as atendidas pelo Aluguel Social.

Entre as quase 100 pessoas envolvidas na operação, estão servidores das secretarias da Cidadania (Secid), Habitação e Urbanismo (Sehab), Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) e Saúde (SES), com ambulâncias e o setor de Zoonoses, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), GCM, voluntários do Núcleo da Defesa Civil, a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Serão usados caminhões para o transporte das mudanças, maquinário (para demolição das antigas habitações) e veículos para transporte das famílias.

O sistema prevê que após a mudança das famílias e vistoria de engenheiros da Sehab, o Saae e a CPFL desligarão as ligações de água, esgoto e energia elétricas das antigas moradias. Em seguida, operários da Seobe iniciam as demolições dos imóveis, cuja áreas serão acompanhadas pela Área de Fiscalização da Secretaria da Segurança Comunitária (Sesco), para evitar futuras ocupações. Assistentes sociais farão o acompanhamento permanente das famílias nas áreas de risco desocupadas nas novas moradias.

Fonte: Prefeitura Municipal de Sorocaba





Deixe seu comentário