Nos períodos de chuva, moradores do Parque São Jorge, em Sorocaba (SP), ficam assustados – e não é devido aos alagamentos. O motivo é uma infestação de escorpiões, que aparecem pelos cômodos das casas e oferecem perigo à população.
Josefina de Lima, comerciante do bairro, já encontrou oito escorpiões e conta que um rapaz contratado pela família para fazer a limpeza do quintal foi picado, como mostra a reportagem do Tem Notícias.
A rua Heitor Agostinho da Cruz é aparentemente limpa: as calçadas não têm acúmulo de lixo e nos terrenos baldios não há sujeira. Por isso, os moradores atribuem o aparecimento de escorpiões às bocas-de-lobo, que, segundo eles, não recebem manutenção com frequência.
De acordo com o Instituto Butantan, em São Paulo, embora a quantidade de vítimas em idade adulta seja maior, são as crianças que mais morrem em decorrência das picadas de escorpiões. No ano passado, 11 mil acidentes com crianças envolvendo escorpiões foram registrados no estado. Destes casos, 40 resultaram em morte. Com adultos, foram 46 mil casos e 51 mortes.
Ainda segundo moradores do Parque São Jorge, há três meses, uma equipe da Zoonoses esteve no bairro, mas os técnicos não encontraram focos de escorpiões e o órgão não deu retorno nos últimos chamados. A orientação em caso de picada é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para o atendimento emergencial, porque, segundo os médicos, a dor é muito forte.
Fonte: G1