A Guarda Municipal de Sorocaba (SP) deteve na última quarta-feira (7) um aposentado de 58 anos por injúria racial. Segundo os guardas, ele chamou um motorista do Terminal Santo Antonio de “macaco” e “preto”. A GM informou ainda que o aposentado, Vicente Lopes Machado, está constantemente envolvido em confusões no terminal.
Segundo Luiz Antonio Lara, delegado-assistente do 5º DP, o motorista Romeu Eugênio Leite relatou que o homem o ofendia verbalmente por causa da sua cor de pele há meses.
No entanto, Romeu diz que não vai processar o aposentado, pois o objetivo dele já foi alcançado. “Não vou dar continuidade no caso. Eu tenho certeza de que agora ele não vai mais dirigir as palavras para outras pessoas da forma como dirigiu a mim”, disse o motorista.
Romeu disse ao delegado que as ofensas sempre foram gratuitas, sem qualquer motivo e que ele não conhece o suspeito. Após pagar fiança de R$ 690, o aposentado foi liberado e aguardará o processo em liberdade. A pena pode chegar a três anos de prisão. Contudo, se o motorista desistir do processo, o caso será arquivado.
Fonte: G1