Inadimplentes querem limpar o nome para o fim do ano em Sorocaba

O número de inadimplentes em Sorocaba (SP) aumentou em 2012, em relação ao ano passado. De janeiro a agosto deste ano, 198.071 pessoas ficaram com o nome sujo, número que superou o total de 2011, com 196.310 inadimplentes.

Mas, de acordo com a Associação Comercial de Sorocaba, a procura pela recuperação do crédito tem aumentado.

Aline Pedroso, assistente de recuperação de crédito, afirma que, com a aproximação do fim de ano, a procura por acertos de dívidas aumenta no serviço de recuperação de crédito na cidade. Até dezembro, os atendimentos, que são em média 50 por dia, devem dobrar.

Aline comenta que ainda dá tempo de renegociar a dívida para limpar o nome e fazer as compras de fim de ano. “Há várias formas de renegociação, como parcelamento, quitação.”





Para saber se o seu nome está limpo, basta ir a um serviço de proteção ao crédito e apresentar CPF e RG para fazer a consulta. Entre janeiro e setembro do ano passado 7,7 mil pessoas conseguiram limpar o nome. Em 2012, no mesmo período, foram 9 mil consumidores.

A faxineira Roseli Alves fez uma limpeza em seu nome. Com dívidas há oito anos, agora ela tem motivos para comemorar. “Estou feliz. Consegui limpar o meu nome. Demorou, mas agora consegui”, desabafa.

E seguindo o exemplo, é isso que vai fazer a dona de casa Josefa Siqueira. “Eu vou lá na empresa para acertar a dívida e limpar o meu nome”.

Marcos Antônio Canhada, economista, orienta sobre os gastos excessivos. “É necessário ver aquilo que precisa pagar, olhar a renda e saber se a pessoa vai se comprometer com essa nova dívida, senão, vai acabar adquirindo uma nova. A dívida tem que ser quitada conforme a condição de cada consumidor”, finaliza.

Fonte: G1





Deixe seu comentário