Mais de 80 pipas e latas contendo cola e vidro moído foram apreendidas em Sorocaba (SP), no último mês, por conta das férias escolares. Com isso, o número de autos de infração a pais ou responsáveis de menores usando linha cortante também aumentou, como mostra a reportagem do TEM Notícias.
A Guarda Civil Municipal conta com a ajuda das câmeras de segurança, espalhadas por todo a cidade, para flagrar e apreender as pipas com uso de material cortante.
A Secretaria de Segurança Comunitária da cidade intensificou as fiscalizações para apreender este materiais. A ação é coordenada pela Diretoria de Fiscalização Municipal e tem o apoio da Guarda Civil.
O último acidente envolvendo estes materais foi registrado recentemente com a atendente Regina do Carmo Trindade. Ele foi vítima de cerol na rodovia Raposo Tavares, em Sorocaba enquanto passava de moto na marginal da pista. Ela foi atingida no pescoço, por sorte, o ferimento não foi fatal.
A maioria das motos não tem a anteninha que ajuda a evitar acidentes. Sem a proteção, o risco de o motociclista ser atingido por uma linha com cerol é muito maior.
Entre as regiões de maior índice de uso de cerol e de autuações registradas, estão os bairros da Zona Norte, de acordo com a Guarda Civil Municipal. A legislação em vigor fixa a multa em R$ 1.216,71. Caso o valor não seja pago, o caso é encaminhado ao setor de Dívida Ativa da Prefeitura Municipal de Sorocaba, para uma posterior cobrança judicial.
Fonte: G1