A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos fez a venda de automóveis bater recorde em Sorocaba (SP).
Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (3) pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), 1.735 carros foram emplacados em junho, mês seguinte à redução do imposto. O número representa alta de 27% em relação a maio. Desde 2009 não eram vendidos tantos automóveis em um único mês na cidade.
Os mais procurados são os modelos 1.0, cuja alíquota, que antes era de 7%, foi zerada. Para carros com motorização até 2.0, o imposto caiu de 11% para 5,5%, no caso dos flex, e de 13% para 6,5%, no caso dos veículos à gasolina.
A redução do imposto deve vigorar até 31 de agosto, apesar de empresas e entidades do setor insistirem para que o governo prorrogue o benefício fiscal. Por isso, o movimento nas concessionárias é intenso. Alguns modelos de veículos têm até fila de espera, que pode chegar a 60 dias, como mostra a reportagem do TEM Notícias.
Fonte: G1